Você sabia que além da seleção Brasileira de Futebol administrada pela CBF, o brasil tem uma seleção indígena para chamar de sua!?; Pois é, ela é gerida pela Sifba, a Seleção Indígena de Futebol do Brasil e das américas.
A Sifba foi criada em 2018, mas a sua origem vem de anos atrás, A ideia surgiu anos 80 durante a Regime Militar, quando o governo criou um projeto sob administração da Funai para no entender da época ter um controle político e ideológico sobre lideranças indígenas.
O governo mantinha os indígenas em sistemas de colégios internatos para ali estudar e aprender a cultura do homem branco, segundo historiadores, as vezes alguns desses indígenas eram pressionados a abandonar seus idiomas, costumes e crenças e eram proibidos inclusive de ter momentos de lazer, como jogar bola.
Após o termino do Programa, um grupo decidiu, pedir ajuda à Funai e continuar em Brasília. Ali, eles criaram o primeiro time brasileiro de futebol originário, “O KURUMIN”, com indígenas de diversas etnias e uma das pessoas envolvidas nesse projeto era Matheus Terena.
Anos mais tarde, Matheus se tornaria o fundador e presidente da Sifba, “Foi daquele momento que surgiu a vontade de montar uma seleção indígena” disse Matheus.
Assim como as seleções nacionais, a seleção brasileira indígena convoca os melhores jogadores indígenas em atividade, mas, como não são jogos oficias chamados Data-Fifa para os torneios, nem sempre os clubes liberam seus atletas.
Alguns países da América do Sul e em outros continentes também mantem suas seleções indígenas e a Sifba busca firmar seu lugar nesse projeto audacioso e inclusivo.