Eduardo Pimentel único prefeito do Brasil no programa de formação em gestão executiva da Bloomberg Harvard para líderes municipais, em Nova Iorque (Estados Unidos), apresenta como um dos destaques da gestão o Curitiba de Volta ao Centro, programa de redesenvolvimento da região central.
Ao longo desta semana, o prefeito de Curitiba se reúne com professores de Harvard e líderes renomados em gestão para uma imersão de quatro dias em sala de aula, com participação de outros 46 prefeitos de cidades de 17 países, entre eles os gestores públicos de Atenas (Grécia), Buenos Aires (Argentina), Sofia (Bulgária), Joanesburgo (África do Sul), Las Vegas (Estados Unidos) e Brisbane (Austrália).
Com sede no Bloomberg Center for Cities na Universidade de Harvard, a Bloomberg Harvard City Leadership Initiative envolve professores, funcionários e estudantes de Harvard, além de especialistas da rede global da Bloomberg Philanthropies, para trabalhar com os prefeitos e seus principais assessores por um período total de nove meses.
Com aulas intensivas presenciais, virtuais e atividades práticas e estudos de caso, a iniciativa proporciona aos participantes o fortalecimento do uso de dados, promove a colaboração e a inovação entre setores e geração de resultados para as comunidades, expandindo a capacidade dos gestores de resolverem problemas em suas comunidades.
“O compartilhamento de experiências é muito importante para todos nós, que temos desafios em comum”, comentou Eduardo Pimentel.
Além das disciplinas principais e dos encontros com outros participantes, após concluir o programa, cada município pode acessar recursos extras. Isso inclui programas de capacitação para responsáveis pelo desenvolvimento econômico, engajamento cívico, recursos humanos, negociação e compras, além da possibilidade de receber um Bloomberg Harvard City Hall Fellow por até dois anos e pesquisas revisadas por pares e materiais didáticos para ajudar os governos locais a aprimorar práticas organizacionais essenciais.