O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (SEEC), promove entre os dias 11 e 17 de agosto, em Curitiba, a Semana do Patrimônio Cultural. Com o tema “Caminhos do Imaterial à Convergência Nacional”, a programação convida especialistas, instituições, pesquisadores e detentores de saberes a refletirem sobre a valorização, a preservação e os desafios contemporâneos em torno do Patrimônio Cultural Imaterial. A realização é da Coordenação de Patrimônio Cultural da SEEC.
A edição deste ano marca 25 anos da criação do Decreto Federal nº 3.551, que instituiu oficialmente a Política de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil, e celebra os 90 anos do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA) – o mais antigo do país. A agenda inclui mesas temáticas, homenagens, palestras e relatos de detentores de bens culturais registrados no Paraná, como o fandango caiçara, os clubes sociais negros e as tradições faxinalenses.
Durante a semana, também será lançada a etapa paranaense do projeto “Andanças do Patrimônio”, iniciativa nacional voltada à construção do Plano Nacional de Patrimônio Cultural, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Outras atividades integram a programação, como o lançamento de livro e exposição sobre a Serra do Mar, além de ações culturais e esportivas abertas ao público, incluindo uma corrida noturna e um pedal cultural que percorrerão roteiros de bens imateriais da capital paranaense.
A abertura oficial acontece no Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer (MON). Na solenidade, serão entregues pela secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, Medalhas de Mérito Cultural a personalidades que contribuíram para a preservação da cultura paranaense.
“A Semana do Patrimônio Cultural é uma oportunidade de reconhecer as diversas expressões da cultura tradicional e contemporânea do Estado, promovendo o diálogo entre políticas públicas, saberes populares e o compromisso coletivo com a memória e identidade do Paraná”, afirma Luciana.
“O patrimônio cultural imaterial por vezes é desconhecido pela população e este evento, que é aberto não apenas para estudiosos e especialistas na área, mas para todas as pessoas interessadas no assunto, visa difundir informações importantes para a difusão e preservação da cultura imaterial”, explica Roberto Pilotto, chefe da Coordenação de Patrimônio Cultural do Paraná.
para a programação completa acesse o link