O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a Licença de Instalação (LI) que autoriza o início das obras do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O projeto executado pela empresa Multilog, atual administradora do Porto Seco do município, vai duplicar e modernizar o transporte de cargas na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.
Com investimento de R$ 500 milhões, o novo empreendimento será instalado em uma área de 550 mil metros quadrados às margens da rodovia BR-277. A estimativa é de que três mil empregos diretos e indiretos sejam gerados durante o processo.
A nova estrutura proporcionará um arcabouço mais amplo e robusto do que o atual terminal do município. Construído originalmente nos anos 1980, o Porto Seco de Foz do Iguaçu é o maior terminal da América Latina em termos de movimentação de cargas. Movimentou em 2024 US$ 8,6 bilhões (cerca de R$ 47,4 bilhões) – foram 5,6 milhões de toneladas carregados por 196,5 mil caminhões.
A proposta inclui a área de pátio, de 197 mil metros quadrados, destinada aos caminhões. Já a parte de armazenagem e vistoria terá 7,2 mil metros quadrados de área coberta fechada, incluindo mais de 600 metros quadrados de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas;
A localização de instalação será fora do perímetro urbano de Foz do Iguaçu; reduzindo os riscos para pedestres e motoristas, sendo de fácil acesso à Perimetral Leste e à Ponte de Integração Brasil-Paraguai, obras do Governo do Estado, Governo Federal e Itaipu Binacional.
No Paraná, o Decreto nº 9541, de 10 de abril de 2025, que dispõe sobre o licenciamento ambiental, estabelece critérios e procedimentos a serem adotados para as atividades poluidoras, degradadoras e/ou modificadoras do meio ambiente, e adota outras providências que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do Estado em conformidade com as exigências técnicas e jurídicas do licenciamento ambiental.
fonte: aen/Pr