Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, foi realizada uma reunião entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública de Mandirituba, com o objetivo de discutir medidas de fortalecimento da segurança e o combate à violência contra a mulher, em especial atenção após o feminicídio que abalou a cidade nesta semana.
A pauta central foi a Lei Maria da Penha, suas formas de aplicação no município, e a integração entre as forças de segurança para promover ações mais efetivas de prevenção e resposta. “Infelizmente, a violência contra a mulher é uma realidade diária. É fundamental que todas as vítimas registrem Boletim de Ocorrência e não hesitem em chamar a polícia. A denúncia salva vidas”, argumentou Sandro Trzaskos, Secretário Municipal de Segurança
O Sargento Cleverson, por sua vez, lamentou profundamente a tragédia recente e reforçou o alerta à população: “A vítima tinha B.O. e medida protetiva, mas infelizmente a tragédia não foi evitada. Por isso, é essencial que as mulheres acionem o 190 ou a Guarda Municipal. Um simples áudio para alguém próximo pode ser decisivo. Este é um crime tratado como prioridade pela polícia.”
A reunião também destacou a importância do envolvimento da comunidade no combate à violência e a necessidade de ações integradas, como patrulhamento preventivo e campanhas de conscientização.
Outro ponto levantado foi que 30% das ocorrências registradas em Mandirituba ocorrem nos finais de semana, muitas delas relacionadas ao uso excessivo de álcool, o que exige atenção redobrada das autoridades e da população.
Segundo o Comandante Biscaia, operações como o “Bairro Seguro” já demonstram resultados expressivos, com redução de mais de 80% nos delitos e todas as ocorrências resolvidas em menos de 24 horas. “Ações conjuntas entre forças de segurança tornam nossas ruas mais seguras e nossa população mais protegida.”
Denuncie
📞 Disque 190 – Polícia Militar
📞 Guarda Municipal de Mandirituba: (41) 9 8713-4697