Curitiba começa vacinar Estudantes de escolas e creches da rede municipal

Curitiba

A Prefeitura de Curitiba começou, nesta quinta-feira (8/5), a campanha de vacinação dentro das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O ato simbólico para marcar o início das imunizações na rede municipal de ensino foi realizado na CIC, no CMEI Dona Francisca Wilsek e na Unidade de Educação Integral (UEI) CIC.

A vacinação na rede de ensino da Prefeitura é uma parceria das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (SME) e, seguindo a determinação do prefeito Eduardo Pimentel, tem como objetivo facilitar a vida das famílias da capital, com as equipes de saúde levando o imunizante às unidades educacionais. 

“Agradeço aos pais dos nossos alunos por estarem ao nosso lado nesta campanha, autorizando e trazendo os filhos para a vacinação e preciso destacar que esta parceria entre Educação e a Saúde é muito importante para o bem-estar dos nossos estudantes”, disse o secretário municipal de Educação, Jean Pierre Neto. 

Além da participação ilustre do símbolo da imunização no Brasil, o personagem Zé Gotinha, que teve uma manhã de muitas selfies com as crianças, o ato simbólico contou com a apresentação de estudantes da UEI CIC, que mostraram o espetáculo Criança Vacinada é Criança Protegida. Ao fim da apresentação, todos foram muito aplaudidos por pais, alunos e convidados. 

A assistente de serviços gerais Juremi Rossales Zarnott é mãe da Mariana, de 7 anos, e aprovou a iniciativa do município de ofertar a vacinação nas escolas e nos CMEIs. “Sou dona de casa e auxiliar de serviços gerais. Seria muito complicado parar o trabalho e ir a um posto de saúde. Aqui fica mais fácil, pois eu já trago a Mariana para as atividades todos os dias”, explicou ela. 

Calendário 

As vacinas ofertadas são as que compõem o calendário nacional de imunização. Para saber quais são as vacinas disponíveis pelo sistema público, é só acessar o site Imuniza Já Curitiba

Autorização dos pais

As famílias das crianças e estudantes da rede municipal de ensino curitibana que começam a ser vacinados já receberam os pedidos para autorizar a escola.

“É necessário que os pais ou responsáveis levem as carteirinhas dos pequenos para atualização e autorizem a aplicação dos imunizantes pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde”, reforçou Pierre Neto.

Os pais que quiserem podem ficar com os filhos nas escolas e nos CMEIs para acompanhar a vacinação, mas isso não é obrigatório. 

Campanha nacional 

A Campanha Nacional de Vacinação nas Escolas começou na capital no dia 14 de abril, pela rede estadual de ensino. No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde definiu que a campanha vai até 31 de maio, porém com a perspectiva de durar o ano inteiro, de acordo com a disponibilidade das escolas e famílias.

No ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde analisou mais de 80 mil carteiras vacinais de estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Curitiba e aplicou cerca de 25 mil doses na estratégia de vacinação nas escolas.

As secretarias municipais da Saúde e da Educação mantêm parceria permanente com diversas ações de saúde nas escolas, que envolvem imunização, saúde bucal, entre outras. Além da vacinação nas escolas, Curitiba oferece a imunização em 109 unidades de saúde. Os endereços e horários de funcionamento podem ser conferidos no Imuniza Já Curitiba.

Dia D para todos

Neste sábado (10/5), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba promove o Dia D de vacinação contra a gripe. Ao todo, 11 unidades de saúde estarão abertas para vacinação de todos os que precisarem, das 8h às 14h. O objetivo é oportunizar às famílias horários alternativos, para que todos coloquem a carteira vacinal em dia.

Presenças

Também participaram do ato simbólico de início da vacinação Rudimar Fedrigo, administrador da Regional CIC; Karla Monteiro Kuehne, superintendente de Gestão Educacional da SME; Sandy Carneiro, diretora do Departamento de Gestão Pedagógico Infantil Especializado; Thalita Follman, diretora do departamento de Ensino Fundamental; Angela Piotto, chefe do Núcleo Regional da Educação na CIC; Suellem Raquel de Freitas Bonfim, diretora do CMEI Dona Francisca Wilsek; Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da SMS; Débora Carlet, diretora do Centro de Epidemiologia; e Alessandra Lopes, supervisora do Distrito Sanitário CIC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *